Apresentação

Apresentação

Temos o prazer de o convidar a participar no Alter Ibi – II Congresso Internacional de Património Global”.

Alter Ibi é um projeto que nasceu do encontro de portugueses e brasileiros. É ainda um encontro diferente de muitos outros, principalmente, porque damos a pessoas de diferentes áreas a oportunidade de trocar ideias e experiências. Projetos, ideias ou vivências podem assim ser partilhadas e divulgadas e são bem-vindas, de profissionais ou de amadores, de estudantes ou de simples interessados.

Os textos das comunicações orais e dos posters serão publicados na revista Alter Ibi. Marcam um ponto de partida, mas também semente para futuros debates.

Este ano reunimo-nos em Mêda, uma cidade, uma terra da Beira Alta, marcada pelo granito, que pela sua magnifica localização traduz bem um encontro de contrastes – a Serra e o Douro, o passado e o presente – e que ilustra bem como a diversidade é enriquecedora e estimulante.

Arqueologia, artes, botânica, história e história de arte, turismo, desenvolvimento são exemplo de algumas das áreas dos participantes já confirmados.

Por se realizar, em parte, no fim de semana da “Festa Medieval” as comunicações que tratem de temas sobre a vida e as artes desse período são bem-vindas.

Durante o congresso será possível ainda visitar duas exposições :

1ª – “Gravado no Tempo – a arte rupestre da Valcamónica” e a Itália será o pais tema.

2ª – “Photovitis – a vida nas vinhas do Douro”

Esperamos ter a oportunidade de o ter entre nós.

Mila Simões de Abreu, Luis Jorge Gonçalves e Rui Tina Neto

Um Pouco Historia

Pensávamos há muito tempo organizar um encontro onde pessoas com interesses e vivências completamente diferentes e, principalmente, diversos graus académicos, pudessem dialogar. De facto nos últimos anos temos vindo a assistir à realização de dois tipos de eventos. De um lado, estão os grandes congressos com centenas, se não milhares de participantes, onde os temas e as sessões são tantos e tão diversificados que no fim acaba-se na mesma pequena sala com os mesmos colegas de sempre. Nesses encontros muitas vezes é dada a palavra só aos profissionais e os jovens e os estudantes, ou muitos outros interessados, ficam relegados para a sessão de poster, ou apresentar alguma coisa com o professor, ou orientador. Do outro lado, estão as reuniões com temas tão específicos que a participação de outros elementos é praticamente mínima. Não temos nada contra este tipo de reuniões e organizamos e participamos em eventos como esses, no entanto, pensámos que há espaço para alguma coisa diferente. Assim em 2014 decidimos promover um congresso um pouco noutros moldes. A oportunidade veio com a colaboração de Cris Buço, da Archeart, e do Projecto 4 Dimensões e contou com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, em cujo campus de São Raimundo Nonato se realizou o congresso de 23-25 de Fevereiro. Também teve a participação de docentes e alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Universidade de Lisboa e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O I Congresso Internacional de Gestão do Património Global contou com a presença de mais de 180 participantes entre arqueólogos, historiadores, artistas, biólogos, guias turísticas e religiosos e empresários. Tanto os oradores, como os membros do público eram principalmente jovens e estudantes. Muitos deles apresentaram ai pela primeira vez os resultados dos seus trabalhos e ideias.

Os textos desse primeiro encontro foram publicados no primeiro volume da revista “Alter Ibi” que pode ser consultada online em:

http://www.fba.ul.pt/publicacoes/alter-ibi-1/

e adquirido na Amazon:

http://www.amazon.co.uk/Alter-Ibi-Lu%C3%ADs-Jorge-Gonçalves/dp/9898300973

Que todos sejam bem-vindos

%d bloggers like this: